A Questão da Ordenação Feminina na IPB-3

[NOTA: Transcrevo a seguir uma discussão havida em meu perfil no Facebook, principalmente nos dias 7 e 8 de Abril de 2025, a propósito de um post que eu coloquei lá, que mostrava a ordenação para o presbiterato de minha mulher, Profa Dra. Paloma Epprecht e Machado de Campos Chaves, ordenação feita no dia 6 de abril, domingo, na Igreja Presbiteriana Independente de Salto, SP, onde residimos, da qual ela é membro há um número razoável de anos. Meu intuito era simplesmente homenagear a Paloma e permitir que nossos amigos ficassem sabendo da notícia e, desejando, a cumprimentassem.

Mas não foi isso que aconteceu. Mais de 150 pessoas visitaram o post e cerca de 100 comentários foram feitos, alguns altamente deselegantes.

No artigo anterior, discuti brevemente a questão, digamos, teológica da ordenação feminina. Quem estiver interessado em ler, que o faça. Aqui vou simplesmente divulgar a baixaria que houve.

O material transcrito foi retirado do Facebook, no perfil @eduardo.chaves, na data de 6.4.2025, 20h21]

++++++++++++++

Post inicial, 06.04.2024, 19h41

Eduardo Machado Chaves

April 6 at 19:41  (hora da postagem, feita de dentro da igreja, durante o culto)

Shared with Your friends

A Paloma sendo ordenada Presbítera no culto de hoje na IPI de Salto. 6.4.2025.

“DESSE MODO NÃO EXISTE DIFERENÇA ENTRE JUDEUS E NÃO JUDEUS, ENTRE ESCRAVOS E PESSOAS LIVRES, ENTRE HOMENS E MULHERES: TODOS VOCÊS SÃO UM SÓ POR ESTAREM UNIDOS COM CRISTO JESUS.”

Gálatas 3:28

1d (um dia depois)

Reply (primeira resposta

Mariana Coronado Picoli

Desculpe a ignorância, mas como nasci em família católica, ignoro muito do protestantismo em geral; o que seria presbítera?

2d

Reply

Daniel Alves da Silva

Mariana Coronado Picoli com certeza o Eduardo dará mais informações para você, mas deixo um trecho que explica:A aspiração ao presbiterato é legítima (1Tm 3.1a). “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado…” O episcopado ou presbiterato é uma sacrossanta vocação, que pode ser legitimamente desejada. Esse ofício não pode ser imposto a ninguém. Nenhuma pessoa deve exercê-lo de forma constrangida (1Pe 5.1-4). O desejo de ser presbítero deve ser confirmado pela livre escolha do povo de Deus, em assembleia solene.

O presbiterato não é um posto de privilégios, mas uma plataforma de trabalho (1Tm 3.1b). “… excelente obra almeja”. O presbítero deve pastorear todo o rebanho de Deus, uma vez que foi constituído pelo Espírito Santo para esse santo ministério (At 20.28). O presbiterato, portanto, não é um posto de privilégios, mas uma plataforma de trabalho e trabalho árduo. O presbítero não é um homem levantado por Deus para ser servido pelas ovelhas de Cristo, mas um servo chamado por Deus para cuidar das ovelhas do Bom Pastor.

2d

Reply

Mariana Coronado Picoli

Daniel Alves da Silva muuuito obrigada pela delicadeza!!!!

2d

Reply

Eduardo Machado Chaves

Mariana Coronado Picoli : Vi que o Daniel já lhe deu uma resposta, mas darei outra, mais orientada para a História da Igreja do que para referências bíblicas.

Conforme a comunidade dos que seguiam Jesus foi crescendo, depois de sua morte, e à medida que os apóstolos foram morrendo, a comunidade passou explorar formas de se organizar. O Novo Testamento se refere a alguns tipos de liderança como bispos, presbíteros (ou anciãos) e diáconos. Mais tarde surgiram figuras como padres, patriarcas, papas (termo que se aplicava quase que exclusivamente ao bispo de Roma), etc. A Igreja Católica que você conhece melhor tem padres, diáconos, bispos, arcebispos, cardeais, etc.

Quando houve a Reforma Protestante, no século 16, os seguidores de João Calvino, em especial os que seguiram a liderança de John Knox, que erea escocês e morava na Escócia, escolheram um sistema de administrar as igrejas que veio a se chamar de Presbiteriano, porque é focado na figura dos presbíteros, que são os principais gestores de uma igreja local.

Numa Igreja Presbiteriana há dois tipos de presbítero: o presbítero docente, que é o pastor, responsável pela pregação, pelo ensino, pelo aconselhamento pastoral, pela atuação missionária da igreja, etc., e os presbíteros regentes, que cuidam da administração da instituição, com a arrecadação e aplicação das finanças, etc., e formam, sob a presidência de um deles, em geral o pastor, um conselho que administra a igreja e responde por ela perante outras instituições eclesiásticas ou mesmo em Juízo. Outras funções dentro do Conselho são definidas pelos pares que também escolhem quem vai exercê-las: Vice-Presidente, Secretário, Tesoureiro, etc. Respondem também ao Conselho a os Diáconos, que formam uma Junta Diaconal, e que cuidam mais do trabalho de acolhimento, visitação, etc.

Várias denominações presbiterianas, como a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), não admitem, até hoje, que mulheres exerçam essas funções. A Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB), surgida em 1903 a partir de um racha dentro da IPB, porém, já faz um tempinho, creio que a partir de 1999, houve por bem admitir mulheres ao exercício de todas essas funções.

E como a Paloma e eu frequentamos uma IPIB, a de Salto, ela como membro e eu apenas como reles visitante, ela foi eleita, na Assembléia de domingo passado, Presbítera (Regente), e foi “ordenada” (investida no cargo) hoje.

Na cerimônia de ordenação, que é necessária quando a pessoa é investida no cargo pela primeira vez, ela assume certos compromissos doutrinários e práticos e o pastor e os demais oficiais da igreja invocam a orientação de Deus, através da simbólica imposição de mãos sobre a cabeça da pessoa ordenada.

No fundo, deixando as controvérsias de lado, que devem ter deixado você, que é uma católica pacífica, escandalizada, é isso.

2d

Reply

Edited

Mariana Coronado Picoli

Eduardo Machado Chaves excelente! Mais claro, impossível! Obrigada! E que Deus ilumine sempre os passos da Paloma neste nobre serviço!

2d

Reply

Normando Meira

Mariana Coronado Picoli uma invenção sem base bíblica dos “protestantes” modernistas que deixaram de seguir o fundamento do protestantismo. Os presbiterianos “raiz” continuam seguindo o ensino biblico sobre os oficios eclesiásticos. Não têm presbiteras, portanto…

2d

Reply

Eduardo Machado Chaves

Mariana Coronado Picoli :

Querida Mariana…

Você é católica, e, hoje em dia, não há, no Brasil, um Catolicismo Shiita. Não preciso explicar mais nada. Basta esclarecer: foi pessoal desse mesmo naipe teológico-eclesiástico que me colocou para fora do Seminário Presbiteriano de Campinas e da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), nos idos de 1966 (com mais uns 40 colegas e vários professores do Seminário). Esquece esse pessoal: eles são o Opus Dei da IPB.

Mas o teor dessas falas esclarece, parcialmente, porque não sou mais membro nem da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB).

Falo da IPIB, agora, e ignoro a IPB.

PRIMEIRO, porque dentro da própria IPIB há gente que concorda com os comentaristas acima e impede mulher formada em Teologia, e competente, dedicada, de reputação ilibada, credenciada e desejosa de ser ordenada Presbítera Docente, PASTORA, da IPIB, como é o seu sonho. E não estou de modo algum falando de minha mulher, que já tem carreira no magistério superior de instituição federal e não pretende abandoná-la.

SEGUNDO, porque foi com o apoio de lideranças importantes da IPIB, lideranças na época de sua principal igreja, que é a Catedral Evangélica de São Paulo, que essa corja que hoje está no poder no governo federal e desgoverna o Brasil conseguiu chegar lá.

(Felizmente, houve mudanças na Catedral. Mas o que foi feito está feito e não se desfaz, pois não é possível voltar atrás no tempo.)

2d

Reply

Edited

Mariana Coronado Picoli

Eduardo Machado Chaves excelente! Obrigada mais uma vez

2d

Reply

Marlene Carvalho

Eduardo Machado Chaves: Chaves, porque você não explicou tudo isto antes que houvessem tantas controvérsias!? Cada igreja é uma igreja, porém a bíblia é única regra de fé e pratica…

16h

Reply

Edited

Eduardo Machado Chaves

Marlene Carvalho : Isso aqui não era para ser uma discussão teológica, cara Marlene. Era apenas uma forma de comunicar a amigos um fato que ocorreu na vida da minha mulher na igreja de que ela é membro, fato que eu descrevi com simplicidade e orgulho.

Uma amiga minha fez a primeira pergunta, um pedido de esclarecimento, pois é católica e desconhecia os termos usados para designar as funções eclesiásticas dentro da igreja. Eu expliquei de forma tão simples quanto possível, e registrei o fato de que a IPB, igreja da qual a IPBI saiu, não ordenava mulheres para nenhuma função eclesiástica. Nem sequer defendi, no início da conversa, a ordenação de mulheres. Apenas registrei o fato, que de resto era óbvio diante do teor do meu comunicado. Depois fiz uma breve defesa da posição da IPIB.

Daí a balbúrdia começou. Houve gente, que eu nem sabia quem era, que postou mais de 20 comentários, alguns com mais de 50 linhas, cheios de citações, referências e links, nada tinham que ver com o assunto em pauta. Vários comentários eram inclusive contra igrejas, todas elas, rituais, etc. Eu resolvi limpar a área. Bloqueei duas pessoas de continuarem comentando e deletei seus comentários. E restringi a discussão a amigos meus.

Fiz o que tinha o direito de fazer, pois este perfil é minha casa no Facebook. Eu recebo visitas em minha casa. Em regra deixo as portas abertas: meus posts são abertos à leitura e ao comentário de qualquer um. Não escrevo apenas para meus amigos. E, assim, conquistei alguns grandes amigos que viram alguma discussão que eu iniciei e se tornaram meus amigos.

O que eu não imaginava é que entre meus amigos [amigos na concepção do Facebook] havia gente tão feroz e descontrolada.

Eu vivo aqui neste ambiente há 18 anos, desde 2007. Nem da parte de gente que me detestava por razões políticas, pedagógicas ou religiosas eu recebi tanta crítica e desaforo.

Nunca vi em meu perfil tanta grosseria e falta de educação, inclusive por pastores sem um mínimo de autocontrole pessoal e postura pastoral. Recomendo a eles uma certa dose de aconselhamento pastoral (no qual eles recebem em vez de dar conselhos).

Foi isso. Compreendo sua posição como presbiteriana. Meu pai, pastor em Santo André, em São Bernardo do Campo, em Mauá, em Ribeirão Pires, etc. pensava como você. O pastor de São Caetano do Sul, da Igreja Filadelfia, pensava como você. Ele era amigo de meu pai, e eu convivi com ele e com a família dele. Havia discordâncias entre meu pai e ele em relação a algumas coisas, mas as discordâncias eram civilizadas. Eles trocavam púlpito com frequência, algo de resto comum, entre amigos.

Eu devo deixar claro aqui o seguinte. Hoje, não sou membro nem da IPB nem da IPBI. Já fui membro das duas. Completarei 82 anos este ano, se Deus quiser, mas nunca mais serei membro de igreja, de nenhuma marca ou modelo, por causa do espetáculo ao qual, a contragosto, precisei assistir aqui e do qual participei, ao final, tentando esclarecer algumas coisas.

O desrespeito e o tom debochado de gente que deveria exibir uma conduta mais condigna com a posição que exerce nem de longe me atingem. Só lamento o mau exemplo que deixaram para crentes de suas próprias igrejas, de outras igrejas presbiterianas, e a péssima impressão que causaram em devotos de outras igrejas.

Meu boa noite a todos. Inclusive.

14h

Reply

Edited

Marlene Carvalho

Eduardo Machado Chaves: Sinto muito Eduardo, com certeza fomos mais do que ignorante quanto a sua posição, tenho como amigo e leio os comentários e seus posts… Acho que me esqueci dos bons costumes.

13h

Reply

Ana Maria Coelho Rocha

Que DEUS a abençõe nesse ofício !

2d

Reply

Eliezer Rizzo

Paloma Epprecht Machado Campos Chaves, parabéns. Que você desenvolva este ministério leigo com paciência, calma e afeto.

2d

Reply

Enéas Campos

Parabéns, que o presbiterato da irmã Paloma seja uma benção para o reino de Deus.

2d

Reply

Rosely Mldonado Santos

GIF

2d

Reply

Betsi Andrino

Deus abençoe a vida da Paloma! Que ela transborde no seu ministerio os dons do espirito!

2d

Reply

Edna Poltronieri

Deus abençoe tudo e estar na dependência de Deus, com paciência e amor. Sei que o esposo trará forças para sua vida. Deus a abençoe grandemente.

2d

Reply

Lurdinha Santos

Bacana

2d

Reply

Rene Lucarelli

Deus abençoe , capacitando – a para exercer o presbiterato 🙏

High Five Praying Hands Sticker by imoji, GIF may contain transparent, emoji, hand, hands, high five, pray, want, blessed, need, good luck, prayers, praying hands, good luck today, blssd and #blssd

2d

Reply

Elba Gallafrio Moioli

Paloma, parabéns pelo novo compromisso! Parabéns para a igreja por ter uma presbítera do seu nível! Que o Senhor abençoe ricamente sua vida e que seu trabalho renda frutos na igreja e em toda a sua comunidade. Estou um pouco longe de casa, passando uns dias em Campos do Jordão e agora, ao ver a foto de sua ordenação, rendo graças ao Senhor pela melhor notícia do dia de hoje. Sinta-se abraçada pela amiga Elba.

2d

Reply

Ezilma Petrecca

Não sabia que havia esse cargo !

2d

Reply

Arnold Ferle

Parabéns e um abençoado presbiterato!

2d

Reply

Erica D. C. Navarro

Parabéns pra querida Paloma Epprecht Machado Campos Chaves . Que orgulho 🤩. Amo quando uma mulher é reconhecida pelo ministério que tem. O pouco que conheço de você posso dizer que vejo Jesus na sua vida. Continue sendo luz e florescendo onde Deus te plantar. Abraço carinhoso nosso 😘

2d

Reply

Eduardo Machado Chaves

Erica D. C. Navarro : Obrigado Érica… Imaginei ver vocês dois no lançamento do livro do Rodrigo Tardelli, mas, infelizmente, vocês não estavam lá.

2d

Reply

Erica D. C. Navarro

Eduardo Machado Chaves infelizmente não pudemos ir. Ele geralmente lança aqui também e aí sim, vamos kkk. Deus abençoe 🙏

1d

Reply

Eduardo Machado Chaves

Erica D. C. Navarro : Quem sabe quando ele for lançar aí a gente vai até aí e passa um fim de semana com vocês… Um grande abraço a vocês quatro. Saudades. Esperamos vocês aqui também.

1d

Reply

Edited

Erica D. C. Navarro

Eduardo Machado Chaves serão bem-vindos 👏👏

1d

Reply

Assir Pereira

Que notícia maravilhosa. Feliz pela nossa mais nova presbítera. Parabéns, querida Paloma.

Fui um dos que muito lutou na IPIB pela ordenação feminina para o Presbiterato docente e regente, ou pastoras e presbíteras que foi aprovado em 1999. No Supremo Concílio de 1975 em Osasco, junto com outras 9 colegas assinamos um requerimento pedindo a nomeação de um grupo de trabalho para estudar a ordenação feminina para este ofício documento que não teve a época a atenção devida. Desde 1932 a IPI ordena mulheres para o Diaconato.

2d

Reply

Edited

Paloma Epprecht Machado Campos Chaves

Assir Pereira olha que interessante, meu querido. Eu estava nascendo em 1975… 😊

2d

Reply

Edited

Eduardo Machado Chaves

Assir Pereira : Caro Assir… Deveríamos fazer uma comemoração neste ano de 2025 dos Cinquenta Anos da propositura à Assembleia Geral da discussão do assunto. Quem foram os nove colegas que assinaram a proposta com você? Quero saber…

2d

Reply

Edited

Assir Pereira

Lembro-me de alguns. Leontino, Abival, Antônio de Godoy Sobrinho, vou ver se alguém guardou este documento.

1d

Reply

Ludgero Bonilha Morais

Assir Pereira um desastre! Ao distanciar-se das Escrituras Sagradas, abraçando a funesta “acomodação cultural”, não demorará muito a estar vivenciando a ordenação de homossexuais e lésbicas, pois é a forte tendência das igrejas presbiterianas que se associaram à visão feminista liberal. Sentaram no topo do escorregador de gelo. O modelo é a PCUSA!

22h

Reply

Clovis Costa Pereira

Presbitera?

Nunca ouvi falar…

2d

Reply

Allan Richardson Anacleto Dantas

Vergonha!!!

2d

Reply

Jorge Javier Madrazo

Allan Richardson Anacleto Dantas meu caro, essa é uma particularidade da igreja presbiteriana independente do Brasil. Não há vergonha nenhuma em uma mulher, casada e temente a Deus fazer a obra. Vergonhoso é a falta de responsabilidade e compromisso de muitos homens nas nossas igrejas, que preferem fugir dos seus papéis. Cordial abraço.

2d

Reply

Edited

Ludgero Bonilha Morais

Jorge Javier Madrazo mas essa é a tendência: mulheres assumindo o papel de homem, conforme condena Paulo, e homens efeminados como resultado.

22h

Reply

Jorge Javier Madrazo

Ludgero Bonilha Morais meu caro Reverendo, não concordo com o ministério feminino mas tampouco posso aceitar a passividade dos homens nas nossas igrejas. Assim como eu disse, essa é uma particularidade da nossa igreja-irma IPI. Não posso julgar e muito menos condenar.

19h

Reply

Allan Richardson Anacleto Dantas

Jorge Javier Madrazo a única mulher que liderou uma Igreja está lá em Ap 2.20, e a isto continuo dizendo, uma vergonha um lugar que se diz Igreja (mas não é), fazer aquilo que as Escrituras não ensinam.

10h

Reply

Renata Abdelnur-Schäfer

Allan Richardson Anacleto Dantas de quê? Está com medo da concorrência? Lugar de mulher é onde ela quiser. Que Deus a abençoe e proteja de tipos como você. 🙏🙏

8h

Reply

Allan Richardson Anacleto Dantas

Renata Abdelnur-Schäfer pela tua fala já se sabe a laia. Agora grita, Lule presidente!!!

8h

Reply

Renata Abdelnur-Schäfer

Allan Richardson Anacleto Dantas engano seu.

6h

Reply

Jorge Javier Madrazo

Allan Richardson Anacleto Dantas meu caro, VC está muito chateado com alguma coisa e infelizmente radicalismo não leva a lugar nenhum. De fato, a igreja presbiteriana independente do Brasil é uma igreja muito séria sim, VC goste ou não, a mais de 120 anos. Fica em paz.

2h

Reply

Jorge Javier Madrazo

Allan Richardson Anacleto Dantas e quanto ao termo “Laia”, isso é perjorativo e de conotação de humilhação. Não acho prudente utilizar esse termo com uma mulher. Por favor, fique em paz.

2h

Reply

Allan Richardson Anacleto Dantas

Jorge Javier Madrazo deixa de papo mole, ela me tenta me ofender e vc não fala nada. Eu retruco e vc vem com esse trato para cima de mim. Toma vergonha cidadão, nem te conheço e pelo visto vc é da turma da lacração.

27m

Reply

Nadieliz Na

Parabéns Paloma ! Que seu viver e servir seja sempre inspirado por Deus e inspire a muitos .

Não há maior alegria do ver nossos queridos aos pés do Senhor Jesus .

Grande bju

2d

Reply

Dirce Vieira Machado De Oliveira

Parabéns!Parabéns por estar servindo a Deus e à igreja que Ele tanto ama porque Deus é amor! Não merecemos mas Ele é amoroso e não nos deixa sem o consolo e cuidado!

2d

Reply

Silvana Perrella Brito

Parabéns! Que Deus a abençoe!

GIF

2d

Reply

Celso Machado

Parabéns. Que Deus use maravilhosamente sua vida

2d

Reply

Giselle Melocro Borelli

Parabéns, querida! Deus abençoe seu ministério!

2d

Reply

Elizeu Cremm

Parabéns, Paloma! Seja sempre muito feliz ❤️

2d

Reply

Ubirajára DE Campos

PARABÉNS. Que DEUS esteja com você no exercício deste nobre mister.

2d

Reply

Alex Gadelha

Na Igreja Presbiteriana, presbítera é a mesma coisa que pastora?

2d

Reply

Eduardo Machado Chaves

Alex Gadelha :

Expliquei um pouco atrás. Para os presbiterianos há dois tipos de presbíteros, os docentes e os regentes. Os docentes são chamados de pastores, pois pregam, são responsáveis pela educação cristã, aconselham, etc. Deles se exige que tenham curso de Teologia, etc. Os regentes ajudam o pastor a administrar a igreja. Ambos fazem parte do Conselho da Igreja, mas este é geralmente presidido pelo pastor. A Paloma foi eleita para ser presbítera regente.

E, caso você não tenha percebido, deixarei claro: Existem várias denominações (Igrejas) Presbiterianas no Brasil. A mais antiga e a maior (desde 1859) é a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB). A segunda em tamanho e idade (desde 1903) é a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB). A IPB não aceita a ordenação de mulheres para nada, nem para pastor, nem para presbítero (regente), nem (que me conste) para diácono. A IPIB aceita, desde 1999, creio (vide o comentário do Rev. Assir Pereira).

2d

Reply

Edited

Ebenézer Teixeira

Deus lhe abençoe!!

2d

Reply

Fredd Santos Almeida

Cadê o texto bíblico para fundamentar essa ação?

2d

Reply

Eduardo Machado Chaves

Fredd Santos Almeida:

“26. Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus.

27. Porque vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.

28. DESSE MODO NÃO EXISTE DIFERENÇA ENTRE JUDEUS E NÃO JUDEUS, ENTRE ESCRAVOS E PESSOAS LIVRES, ENTRE HOMENS E MULHERES: TODOS VOCÊS SÃO UM SÓ POR ESTAREM UNIDOS COM CRISTO JESUS.”

Gal 3:28.

23h

Reply

Ludgero Bonilha Morais

Eduardo Machado Chaves que texto usado fora do contexto. Eduardo, você precisa ler a Bíblia toda. Paulo proíbe tão grande inversão, e utiliza-se de onze argumento. Leia os argumentos de Paulo. … a IPIB há muito deixo os comezinhos, os básicos, os fundamentos das Escrituras… caminha agora ladeira à baixo!!!

22h

Reply

Josira Arruda Machado

Paloma Deus continue abençoando o caminho que vc escolher seguir em sua vida! Deus seja Louvado 🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽

1d

Reply

Josira Arruda Machado

1d

Reply

Adriana Wagner de Jesus

Só podia ser mesmo a IPI que ridículo!! O feminismo impera nesse lugar. Que vergonha alheia. Que Deus os julgue!! Herege

1d

Reply

Abrahão Soares da Silva

Que Deus a abençoe imensamente e a use poderosamente.

1d

Reply

Isabel Caruso Ferreira

Que o Senhor abençoe sua caminhada. 🙏

1d

Reply

Moises Da Rocha Rocha

Parabéns!

Muito mais bênçãos Divinas!

1d

Reply

Marlene Carvalho

Não temos presbítera, somos presbiterianos… Melhor perguntar para os universitários… Escreva mestre, para termos o conhecimento certo.

1d

Reply

Renato Jorge da Silva

Qual a base bíblica para se eleger Presbítera?

1d

Reply

Eduardo Machado Chaves

Como se precisasse… Se a coisa é para ser decidida com base em texto bíblico isolado, basta uma referência:

Gálatas 3:26-28.

“26. Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus.

27. Porque vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.

28. DESSE MODO NÃO EXISTE DIFERENÇA ENTRE JUDEUS E NÃO JUDEUS, ENTRE ESCRAVOS E PESSOAS LIVRES, ENTRE HOMENS E MULHERES: TODOS VOCÊS SÃO UM SÓ POR ESTAREM UNIDOS COM CRISTO JESUS.”

1d

Reply

Ludgero Bonilha Morais

Eduardo Machado Chaves que resposta ridícula senhor Eduardo.

Este texto também é usado pelo movimento “gay evangélico”. Afirmam eles que na igreja de Cristo “não há nem homem nem mulher” RIDÍCULO!

Paulo está mostrando que no que tange a salvação pela graça, não há distinção.

Mas Paulo sublinha efetivamente as distinções quanto a “macho” e “fêmea”. Essa tentativa de misturar o que Deus separou, é DIABÓLICA! Eduardo, não se faça instrumento do maligno defendendo o que a Bíblia condena.

22h

Reply

Eduardo Machado Chaves

INFORMO AOS AMIGOS QUE DELETEI COMENTÁRIOS DE DUAS PESSOAS QUE, NA MINHA OPINIÃO, SÓ TINHAM A INTENÇÃO DE TUMULTUAR A CONVERSA. DEIXEI OS COMENTÁRIOS DE QUEM APENAS DISCORDOU DA OPÇÃO DE ORDENAÇÃO DE MULHERES NA IGREJA, MESMO QUE O TENHAM FEITO DE FORMA QUE REPUTO DESELEGANTE.

07.04.2025 – 19h30

1d

Reply

Edited

Ludgero Bonilha Morais

Eduardo Machado Chaves Eduardo! Que falta sua de educação!

Se o tal assunto quanto a ordenação de uma mulher vocês tornaram público, agora não lhes pertence mais.

Não venha você, caro Eduardo, ser aqui o censor nas colocações de tantos.

Eduardo! Você não tem o direito de defender o indefensável e não tem o direito de ser o censor do que aqui se posta. Pelo menos nisto, SEJA PRESBITERIANO!!!

22h

Reply

Eduardo Machado Chaves

Ludgero Bonilha Morais:

Reverendo, as mensagens que tratavam da questão da ordenação das mulheres eu não deletei, como está esclarecido na mensagem acima. Deletei mensagens que tratavam de uma série de questões não ligadas a esta.

Presbiteriano eu deixei de ser quando o senhor ainda usava calças curtas — e por causa de comportamento de pessoas que, na época, tinham a idade do meu pai e do seu (e que foram colegas de turma do meu pai no Seminário…) e que se comportavam basicamente como o senhor se comportou aqui hoje. Eu simplesmente não gostava então, e continuo a não gostar hoje, de conviver com gente desse tipo.

Essa questão da ordenação de mulheres não me move, em si, de um jeito ou de outro. Move-me apenas a decepção de muitas mulheres acabam tendo com a denominação que o senhor tão mal representa. Elas acabam achando que toda igreja é assim, como a sua, e que pastores são gente à sua imagem e semelhança.

A questão da ordenação de mulheres só surgiu neste post meu por que minha mulher, que é membro da IPI, foi eleita presbítera na igreja dela, em Salto, SP. Ela não buscou o cargo. Ele lhe foi virtualmente imposto, dado o tamanho pequeno da igreja e ausência de membros que cumpriam as exigências em termos de tempo de membresia na denominação e na igreja local.

Como o senhor sabe, o cargo de presbítero regente não é remunerado, acredito que nem mesmo na sua igreja, em que ele é exercido por homens. Mas o cargo que o senhor exerce, este é remunerado. Se o senhor protesta com tanta energia quando uma mulher é eleita para um ofício não remunerado que nem pertence à sua igreja, eu imagino como o senhor reagirá quando, na sua igreja, mulheres se tornarem elegíveis para o ofício de presbítero docente, reduzindo as vagas masculinas… O senhor vai fazer o quê?  Recorrer ao STF? Mas eles lá, por mais retrógrados que sejam, já aceitam mulheres como ministras há muito tempo… Será que as mulheres pastoras da IPB do futuro vão precisar invocar a proteção da Lei Maria da Penha?

Se o senhor está insatisfeito com o fato de que uma denominação irmã da sua, e oriunda da mesma linhagem, pensa diferente em relação a essa questão, peça que sua denominação (ou o STF, vai lá que ele aceita, ou quem sabe o Elon Musk) tome alguma providência, se for cabível, junto a quem de direito, se houver. Hoje parece que qualquer coisa é possível nesse âmbito, pelo menos aqui no Brasil.

Seu cabelo e sua barba branca deveriam cobrir um pouco mais de bom senso e delicadeza dentro de sua cabeça. Passe bem. Imagino que esse seu descontrole emocional lhe seja comum e, por isso, não vai impedi-lo de dormir bem. Assim sendo, que durma bem.

14h

Reply

Edited

John Wesley Silva

Eduardo Machado Chaves, fico impressionado com a falta de educação de tantos por aqui. Pois se a postagem fosse de intenção apologética em relação ao tema da ordenação feminina, com um texto argumentativo e tal, até que se poderia compreender tanta polêmica.

Porém, o senhor apenas fez a postagem de uma foto no seu perfil PESSOAL, compartilhando a alegria de um momento importante para sua esposa e comunidade.

Realmente, muitas pessoas não sabem usar as redes sociais.

1d

Reply

Edited

Eduardo Machado Chaves

John Wesley Silva:

É verdade, John Wesley. O que era para ser apenas um gesto alegre de compartilhamento entre amigos de uma notícia que me deixou orgulhoso (embora eu nem membro da igreja seja), tornou-se uma série de posts que, por vezes, nada tinham que ver com o assunto em questão.

Um abraço.

1d

Reply

John Wesley Silva

Eduardo Machado Chaves em momento oportuno, vai dando uma limpada no seu perfil, meu amigo. Sei que vc é entusiasta da liberdade de expressão e do debate aberto. Mas tudo tem limite…

1d

Reply

Carlos Barbosa

John Wesley Silva concordo plenamente com você. Algumas pessoas perderam o senso de respeito, solidariedade e empatia, veem a vida como uma infindável competição de quem está com mais “razão”… Acabam naquela ancestral dieta indigesta de “coar mosquitos e engolir camelos”…

1d

Reply

Eduardo Machado Chaves

John Wesley Silva: Obrigado pela preocupação. No entanto, eu prefiro, como fiz hoje, agir a posteriori, porque nunca se sabe de onde pode vir a deseducação e a deselegância. (Quem imaginaria, por exemplo, que o pior exemplo viria de um pastor, já de cabelinhos brancos, não é?). Agir a priori seria como “punir” pessoas que apenas poderiam, eventualmente, agir de forma desagradável. Algo que o nosso STF faz, mas que eu me recuso a fazer…

1d

Reply

Edited

Erica D. C. Navarro

John Wesley Silva que comentário sensato. Se a pessoa não pode se alegrar deveria passar pelo post e seguir sua vida. Infelizmente as mulheres ainda sofrem muito preconceito. 👏👏.

1d

Reply

Ludgero Bonilha Morais

Eduardo Machado Chaves mas as redes sociais não se prestam para confrarias privadas.

Divulgando, seja qual for o fato, passa a ser público.

Os que lhe dão apoio, dão apoio e se confraternizam.

Os que são contrários, pois observam grandes incongruências com a Palavra de Deus, se manifestam.

Pois o distanciamento do texto das Escrituras é mais do que evidente.

Nem mil imposições de mãos fará desta senhora uma serva ordenada. Pois não é e nunca o será.

Hoje tem gente que pensa que é um gato… kkkk

22h

Reply

Paloma Epprecht Machado Campos Chaves

Ok, sr. Ludgero Bonilha Morais. Sua opinião já está registrada. Obrigada. Deus te abençoe. 🙏🏼

20h

Reply

Tiago Nogueira de Souza

Caro “Rev” Ludgero Bonilha Morais:

Sou o pastor da Paloma Epprecht Machado Campos Chaves, uma mulher consagrada, Serva, amável. A vida dela reflete o reino de Deus.

Porém infelizmente os títulos que recebemos, nem sempre condizem com o que carregamos. O amado irmão faz alegações infundadas é desrespeitosas, principalmente partindo de alguém que deveria usar as mãos e a boca para abençoar.

Nossas diferenças teológicas são muito menores do que a graça que recebemos. O que nos une é muito maior do que nossa compreensão teológica.

Recomendo o amado irmão a colocar em prática o texto do apóstolo Paulo, onde ele nos desafia a ter paz com todos os homens (Romanos 12.18) e que possamos, como discípulos de Jesus, amarmos e respeitarmos a todos.

14h

Reply

Eduardo Machado Chaves

Ludgero Bonilha Morais:

Caro reverendo, vou me permitir uma rara prece privada agradecendo aos céus que o senhor não seja o dono de nenhuma rede social.

13h

Reply

Eduardo Machado Chaves

Ludgero Bonilha Morais:

Quanto à sua afirmação de que “as redes sociais não se prestam para confrarias privadas”, o senhor está muito enganado. SE EU QUISESSE, poderia ter  bloqueado a sua participação, ou colocado o senhor para fora da discussão a qualquer momento, e deletado todas as suas contribuições, poderia criar grupos de discussão em que eu selecionasse os participantes, monitorasse suas mensagens antes de liberá-las, eliminasse membros do grupo a qualquer momento, sempre que fossem inconvenientes ou grosseiros ou dissessem algo com que eu não concordasse, etc. MAS EU NÃO QUIS, NO SEU CASO. Não quis, porque eu sou pelagiana e arminiamente livre. Mas também sou pecador e meio mauzinho. Por isso, tomei a precaução de fotografar todas as telas de mensagens dessa trilha ou track, para que eu tenha documentação do que foi dito, por quem, em que circunstâncias, quando, mesmo que a pessoa resolva apagar suas mensagens (não em um caso de “vergonha alheia”, mas na improvável hipótese de “vergonha própria”). Just in case.

11h

Reply

Edited

Erica D. C. Navarro

Tiago Nogueira de Souza aleluia 🙌.

E que benção saber que Deus não distribui dons segundo o gênero.

10h

Reply

Neusa Silva

Eduardo Machado Chaves, não perca seu tempo com religiosos. É um fanatismo, que a pessoa principal ” Jesus” não é lembrada.

Deus levanta mulheres para servir como pastoras tb. Paloma Epprecht Machado, que Deus continue te abençoando. Servir a Deus é um privilégio.

E por favor, filtre os comentários maldosos.

1d

Reply

Eduardo Machado Chaves

Neusa Silva : Obrigado pelo apoio à Paloma e à publicação da notícia. Saudades.

1d

Reply

Neusa Silva

Eduardo Machado Chaves não poderia me calar. Vcs compartilharam um momento tão importante! Venham nos visitar!

1d

Reply

Ludgero Bonilha Morais

Neusa Silva: JAMAIS!

22h

Reply

Neusa Silva

Interessante, minhas professoras de escola dominical eram mulheres. Fui professora de crianças na igreja por muitos anos.

Para crianças as mulheres são referência, mas não para adultos?

21h

Reply

Neusa Silva

Ludgero Bonilha Morais o que?

21h

Reply

Neusa Silva

Ludgero Bonilha Morais em nenhum momento citei seu nome no post acima.

Vc tem suas convicções e com certeza não são as minhas, graças a Deus.

Portanto, não preciso e nem quero saber sus opinião, nem mesmo em letras maiusculas. Sejamos iguais a Jesus…..fica a dica

21h

Reply

Eduardo Machado Chaves

Neusa Silva : Quanto à sua sugestão de que eu filtre os comentários maldosos, prefiro não fazer isso. Quem sabe um dia eles podem ser úteis?

11h

Reply

Luis Carlos Pereira

Isso não é bíblico

1d

Reply

Eduardo Machado Chaves

“DESSE MODO NÃO EXISTE DIFERENÇA ENTRE JUDEUS E NÃO JUDEUS, ENTRE ESCRAVOS E PESSOAS LIVRES, ENTRE HOMENS E MULHERES: TODOS VOCÊS SÃO UM SÓ POR ESTAREM UNIDOS COM CRISTO JESUS.” (GAL.3:28).

1d

Reply

Renata Abdelnur-Schäfer

Luis Carlos Pereira como não? Está nas entrelinhas. Peça a Deus que te dê discernimento, pois está fazendo falta.

17h

Reply

Elci Costa

Muitas Felicidades à querida Paloma. Que Deus a abençoe nessa nova jornada e lhe dê forças para fazer a obra que é dELE.

23h

Reply

Ludgero Bonilha Morais

Triste ver a decadência da IPI, abraçando com força o movimento feminista que tantos males tem feito à igreja.

22h

Reply

Ludgero Bonilha Morais

O Eduardo cita Gálatas 3 em letras garrafais (rsrs) é prova que nem ler a Carta aos Gálatas leu.

Eduardo, cuidado com o “anátemas” repetidos duas vezes do Apóstolo Paulo.

22h

Reply

Eduardo Machado Chaves

Ludgero Bonilha Morais :

Não se preocupe que da minha vida cuido eu, sem precisar de recomendações ou cuidados pastorais. E os anátemas apostólicos ou conciliares não me assustam.

11h

Reply

Renata Abdelnur-Schäfer

Admiro a sua paciência em responder, Eduardo Machado Chaves. Parabenizo a sua esposa e que Deus a abençoe e ilumine. 💐♥️

21h

Reply

Saulo Lopes

Parabéns, Deus abençoe

21h

Reply

Elci Costa

Qual será o trabalho das mulheres e o trabalho dos presbíteros da igreja do sr.Ludgero Bonilha de Morais?

17h

Reply

Elci Costa

Lamentáveis as postagens do sr. Ludgero sobre esse assunto…

10h

Reply

Doug Alvoroçado

Fico triste pq a nossa função aqui é parabenizar e agradecer a Deus pela conquista da Paloma. Discordâncias teológicas tem local e hora. E não é aqui. Parabéns paloma, igreja e família. Estou vibrando. Que Deus continue abençoando e que vcs sejam sal e luz. Que não falte a palavra sabia e óleo na cabeça de vcs. Amo muito.

17h

Reply

Marlene Carvalho

Acredito que depois de tanta discussões do que é e do que não é, Eduardo terá assuntos suficientes para seu novo livro 📕📔

16h

Reply

Cezar Rodrigues

É sério esse título???

15h

Reply

Eduardo Machado Chaves

Cezar Rodrigues : Que título?

13h

Reply

Silvana Perrella Brito

É impressionante o machismo e a falta de respeito para com as mulheres por alguns que se dizem “crentes”. Uma mulher culta, doutora, com conhecimentos bíblicos profundos não pode exercer um cargo de Presbítera? Sim é um cargo! Enquanto isso, homens despreparados, (já vi Presbítero pregar que Deus é mãe, tirar textos do contexto, falar muita besteira e pregar a salvação pelas obras por falta de conhecimento), mas ele pode por que é homem, uma mulher com todo esse conhecimento que ela tem não pode ser Presbítera pq é mulher? É por isso que as igrejas, ditas tradicionais estão morrendo. Sinto muito por alguns comentários e espero que seu trabalho como Presbítera seja abençoado por Deus.

Em Salto, 9 de Abril de 2025

Eduardo Chaves



Categories: Liberalism

Leave a comment