Meu primeiro neto homem (falecido)

No dia 9.9.2003 nasceu meu segundo neto – o primeiro homem. Recebeu o nome de Guilherme – e o apelido de Gui. Mas nasceu prematuro, de seis meses. Viveu somente durante seis dias. Morreu no dia 15.9.2003 – dia do aniversário de meu amigo Rubem Alves. Lembro-me todos os anos das duas datas, a do nascimento e a da morte dele, e lamento a sua sorte. O Gui teria feito 20 anos no último dia nove. Sua morte fará 20 anos daqui uns poucos dias.

Mas, para algumas pessoas, calvinistas radicais, o fato de ter vivido apenas seis dias não é o pior que pode ter acontecido para o Gui. Alguma coisa muito pior pode lhe estar reservada.

Indago aos calvinistas radicais de plantão: se o Gui não era eleito (no sentido calvinista) — é bem possível que não fosse, pois vêm nascendo eleitos há 20 séculos e o número dos eleitos, segundo consta, era limitado – ele está (desde antes da criação do mundo) condenado a passar a eternidade inteira – e a eternidade é longa, não tem fim – sofrendo as piores agruras, aquelas que a gente nem consegue imaginar.

É isso que calvinistas radicais ensinam.

O Gui, se não ele não estava entre os que foram eleitos antes da criação do mundo, antes mesmo de haver pecado,, não teve nem sequer uma chance de ser salvo – e, digamos, ir para o Céu.

Se o médico que acompanhou a gestação e fez o parto tivesse feito um erro grosseiro, que resultasse no nascimento prematuro e, por conseguinte, na morte do Gui, eu, que estou longe de ser um Prêmio Nobel de Bondade, não iria querer que o médico, por causa disso, passasse a eternidade inteira em sofrimentos inexprimíveis, mesmo que ele não fosse eleito (o que, para mim, não faz nenhuma diferença no hora de lidar com os outros).

Eu não iria desejar isso e não iria escolher esse curso, se isto estivesse ao meu alcance. E o cara, ex hypothesi, teria feito um erro grosseiro que resultou na morte do meu neto. Nem assim.

Que Deus é o Deus dos calvinistas radicais, que decretou que bebês que morrem na condição do meu neto, não tendo caído em suas boas graças e sido escolhidos por ele , vão para o Inferno padecer horrores por toda eternidade. Um Deus desses não é bondoso, não é justo, é simplesmente um monstro, para quem só importa a sua própria majestade, a sua própria soberania, a liberdade absoluta de sua vontade. Um psicopata como nunca se viu na história da humanidade criada, supostamente por ele.  

Para um carrasco como Hitler eu, pessoalmente, acho que a morte que ele teve, por suicídio, em pacto com Eva Braun, seguida, essa morte, de um total aniquilamento na sequência da morte, seria uma punição de bom tamanho.

Para um mau caráter como o atual des-preso, quando morrer, uns 50 anos no Inferno, em uma das regiões mais aquecidas, seria uma punição de bom tamanho. Quem sabe ele se arrependeria de tudo que fez de errado e ainda pudesse acabar no Céu – s’il y en a.

E, se há Céu, o Gui, na minha opinião, deve ter ido direto pra lá. Traslado instantâneo. Não há outra alternativa que uma pessoa moralmente decente possa defender.

Quem quiser ler um livro competente sobre o assunto, que defende a tese que a doutrina das penas eternas é um absurdo (e a IPIB já se dividiu uma vez por causa dela), compre na Amazon o seguinte livro:

That All Shall Be Saved: Heaven, Hell, and Universal Salvation, de David Bentley Hart. Custa treze dólares na loja americana da Amazon e 127 reais na loja brasileira – em ambos os casos, em formato ebook Kindle. Vale a pena o investimento.

Termino com uma citação de Will Durant:

WILL DURANT

Sempre acharemos difícil amar o homem que obscureceu a alma humana com a concepção mais absurda e blasfema de Deus em toda a longa e honrada história do absurdo.

Tradução para o Português de Eduardo Chaves. Eis o texto original:

“We shall always find it hard to love the man who darkened the human soul with the most absurd and blasphemous conception of God in all the long and honored history of nonsense.”

Will Durant, The Reformation, na série “The Story of Civilization”, Volume VI (Simon & Schuster), Kindle Edition, Kindle Location 10886.

Em Salto, 12 de Setembro de 2023



Categories: Liberalism

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